Já vimos que um transação comercial pode dar lucro. De forma analógica, pode ocorrer prejuízo. Isso acontece quando o valor de venda é menor que o valor de custo (ou de compra). Por razões comerciais, pode ainda ocorrer um desconto. Um desconto não implica necessariamente em um prejuízo, procedemos da mesma maneira: comparamos o módulo da diferença entre os preços de susto e de venda com o preço de suto ou com o preço de venda conforme a convivência do contexto.
Veja o seguinte caso:
O custo de uma impressora é de R$ 700,00. Numa liquidação, foi vendida por R$ 400,00. Vamos determinar essas taxas percentuais.
Para facilitar o nosso estudo, vamos adotar:
O desconto é determinado por:
No exemplo, fica: D = |700,00 - 400,00| = 300,00
A taxa percentual de desconto, em relação ao valor de custo, é dada pela razão entre o desconto e o valor de custo
A taxa percentual de desconto em relação ao valor de venda é dada pela razão entre o desconto e o valor de venda.
Ainda no exemplo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário