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Desconto

       
       Já vimos que um transação comercial pode dar lucro. De forma analógica, pode ocorrer prejuízo. Isso acontece quando o valor de venda é menor que o valor de custo (ou de compra). Por razões comerciais, pode ainda ocorrer um desconto. Um desconto não implica necessariamente em um prejuízo, procedemos da mesma maneira: comparamos o módulo da diferença entre os preços de susto e de venda com o preço de suto ou com o preço de venda conforme a convivência do contexto.



Os termos prejuízo e desconto apresentam significado diferentes dependendo do contexto apresentado. No entanto, aqui não faremos distinção.


Veja o seguinte caso:

       O custo de uma impressora é de R$ 700,00. Numa liquidação, foi vendida por R$ 400,00. Vamos determinar essas taxas percentuais.
   

 Para facilitar o nosso estudo, vamos adotar:


   O desconto é determinado por:

No exemplo, fica: D = |700,00 - 400,00| = 300,00

       A taxa percentual de desconto, em relação ao valor de custo, é dada pela razão entre o desconto e o valor de custo



Novamente, no exemplo:


      A taxa percentual de desconto em relação ao valor de venda é dada pela razão entre o desconto e o valor de venda.



Ainda no exemplo:



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