- Acréscimos sucessivos
Vários são os fatores que determinam o preço de um produto. A lei da oferta e da procura é um desses fatores que obriga, ás vezes, mais de um reajuste de preços, para valores maiores ( acréscimos sucessivos).
Se um produto com preço inicial Po sofrer acréscimos sucessivos, cujas taxas percentuais são i1,i2,...,in, então o preço desse produto após n reajustes é Pn, dado por:
Particularmente, esses acréscimos podem apresentar taxas percentuais iguais, i1 = i2 =... = in = i. Neste caso, temos:
Observe este exemplo:
Durante a entressafra o preço do café, que era de R$ 30,00 a saca, sofreu aumento sucessivos de 10%, 5% e 15% nos três primeiros meses.
O preço atual é dado por:
- Descontos sucessivos
Já vimos que uma transação comercial o preço de um produto pode sofrer acréscimo sucessivo. Da mesma forma, os preços de um produto podem ter descontos sucessivos.
Vejamos:
Se um produto com preço inicial Po sofrer descontos sucessivos, cujas taxas percentuais são i1,i2,...,in, então o preço desse produto após Pn.
Particularmente, esses descontos podem apresentar taxas percentuais iguais, i1 = i2 =... = in = i. e neste caso, teremos:
Observe o exemplo:
Alguns artigos importados fizeram com que o preço de um eletrodoméstico, que era de R$ 170,00, sofresse três descontos sucessivos de 3%, 5% e 2%. O preço atual é dado por:
Dever de casa
Matemática financeira
- Regra de três simples
- Regra de três simples inversa
- Regra de três composta
- Transformação de regra de três composta em regra de três simples
- Porcentagem
- Lucro
- Desconto
- Acréscimo e descontos sucessivos
- Exercícios de matemática financeira
- Exercícios de Juros simples
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirfacil
ResponderExcluirE se tiver aumentos e descontos no mesmo problema?
ResponderExcluirsim
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