| Contagem e Probabilidade | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Princípio fundamental da contagem | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| O principio fundamental da contagem, ou principio multiplicativo, estabelece | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| o número de maneiras distintas de ocorrência de um evento composto de duas | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ou mais etapas. Pode ser enunciado da seguinte forma: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Se uma decisão E1 pode ser tomada de n1 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| modos e, tomada a decisão e1, a decisão E2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| pode ser tomada de n2 modos, então o número | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| de maneiras de se tomarem as decisões | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| E1 e E2 é n1.n2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| E1 | e | E2 | → | E | |||||||||||||||||||||||||||||||
| n1 modos | n2 modos | n1 . n2 modos | |||||||||||||||||||||||||||||||||
| Exemplos: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 1) | Uma lanchonete serve 3 tipos de sanduíches e 4 tipos de refrigerantes. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Calcule o número de modos distintos de uma pessoa fazer um lanche | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| constituído de um sanduíche e um refrigerante. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Resolução: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| E1 | e | E2 | → | E | |||||||||||||||||||||||||||||||
| 3 tipos | 4 tipos | 12 modos | |||||||||||||||||||||||||||||||||
| E1:escolher um sanduíche | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| E2: escolher um refrigerante | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| E: escolher um lanche | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Para formar um lanche, cada sanduíche podemos escolher um | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| um dos 4 tipos de refrigerantes; como estão 3 tipos de sanduíches, | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| podemos compor 3 x 4 lanches. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 2) | Em uma escola, haverá um campeonato de futebol de salão do qual | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Tomarão Parte 5 classes. Apenas as duas primeiras colocadas participarão | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| das olimpíadas escolares. Determine quantas possibilidades existem | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| para os dois primeiros lugares, sabendo que: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| - qualquer uma das 5 classes pode ocupar o primeiro lugar; | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| - tendo 1 classe ocupado o primeiro lugar, restam 4 classes para | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ocupar o segundo. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Resolução: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Sejam A, B, C, D, E os “nomes” das cinco classes. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Então podemos formar os seguintes pares: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| (A,B), (A,C), (A,D), (A,E), (B,A), … , (E,D), no total de 20 pares: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Resolução: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| E1 | e | E2 | → | E | |||||||||||||||||||||||||||||||
| 5 classes | 4 classes | 20 modos | |||||||||||||||||||||||||||||||||
| E1: primeiro lugar | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| E2: segundo lugar | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| E: possibilidades de combinações | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| O numero de possibilidades para os dois primeiro é 20 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Contagem e Probabilidade | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
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