Em todo triângulo retângulo o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos.
Não parece difícil entender o significado do Teorema de Pitágoras. Em resumo, o teorema afirma que a área do quadrado formado sobre a hipotenusa equivale à soma das áreas dos dois quadrados formados sobre os catetos.
Indica-se as medidas dos catetos e da hipotenusa com letras minúsculas correspondentes aos vértices opostos.
Com essas indicações, o Teorema de Pitágoras pode ser representado na forma de uma sentença matemática:
Esse teorema matemático possui um teorema recíproco. No caso do Teorema de Pitágoras, o enunciado poderia se este: se um triângulo tem o quadrado da medida de comprimento da hipotenusa igual à soma dos quadrados das medidas de comprimento dos catetos, então o triângulo é retângulo.
É possível que uma das utilizações do Teorema de Pitágoras na historia tenha tido o objetivo de verificar se determinado ângulo era, ou não, um ângulo reto. Bastava verificar a relação de Pitágoras para confirmar.
Observe o cubo:
Como o Teorema de Pitágoras é utilizada hoje
Hoje em dia, a aplicação do teorema de Pitágoras pode ser feita de maneira numérica algébrica e por meio de cálculos.
Para calcular o valor X, que no caso a seguir é a medida da hipotenusa do triângulo retângulo, constrói-se a equação a partir da relação de Pitágoras:
x2
= 576 + 49
x2
= 625
x2
= √625
x2
= 25
A última passagem na resolução da equação é a extração da raiz quadrada de 625. Esse cálculo pode ser feito por tentativas, buscando algum número que, elevado ao quadrado, resulte em 625 ou pela fatoração do número 625.
625
= 54
625
= 5 x 5 x
5 x 5
625
= 25 x 25
625
= 252
Nenhum comentário:
Postar um comentário